Já se pegou pensando em qual seria a fonte que você viu em um livro, cartaz ou até mesmo em uma arte digital? Ou então já recebeu uma arte vetorizada e quis saber qual foi a fonte usada naquele trabalho? Com o app gratuito “WhatTheFont” essa tarefa é muito fácil! Ele usa a câmera do seu celular capturar a imagem e permitir que você identifique cerca de 130 mil fontes diferentes!

Aplicativo para identificar fontes

Desenvolvido pela equipe do site “MyFonts” ele usa inteligência artificial no processo de identificação das fontes. E permite que você identifique mais de uma fonte em uma mesma arte. Além disso ele sugere outras fontes similares e lhe permite escrever alguns caracteres com as fontes do resultado.

O WhatTheFont pode ser usado de duas maneiras: analisando uma fotografia feita na hora através do app ou analisando uma imagem que já está salva na galeria de fotos do seu dispositivo. Ou seja, você pode fotografar algo que achou interessante e deixar a identificação para ser feita mais tarde se quiser.

Como o WhatTheFont se saiu nos testes?

Instalei ele no smartphone e na maioria dos testes que fiz ele identificou as fontes sem problemas, nem sempre elas estavam na primeira posição da lista de sugestões, mas sempre apareciam logo abaixo. Porém, quando experimentei o app com algumas imagens que já estavam salvas na minha galeria de fotos o resultado não foi tão bom assim. Acredito que isso tenha acontecido por dois motivos: as fontes que eu testei estavam com algum tipo de edição leve (sem afetar o formato dos caracteres) e elas estavam pequenas em relação ao resto da imagem. Essa combinação de fatores possivelmente fez com que o WhatTheFont não conseguisse identificar as fontes corretamente, mas ele apontou fontes similares, que poderiam “quebrar um galho” dependendo da situação.

WhatTheFont app fontes

Testando o What The Font em uma caixa de filme fotográfico

Shazam das Fontes

O aplicativo identificou muito bem a fonte usada para escrever o “NEOPAN 100” (segunda da lista)

Shazam das fontes

Neste caso ele identificou a fonte, mas errou na leitura da palavra

No geral o app é uma grande mão na roda para quem precisa identificar fontes de forma simples, ele já foi apelidado como o “Shazam das fontes”, em referência ao app Shazam, que faz a identificação de músicas. Com certeza vale incluir esse aplicativo no “canivete suíço de apps” do seu telefone!

Mais informações (em inglês) e o link para download estão aqui:

https://www.myfonts.com/WhatTheFont/mobile/

Extensão do WhatFont para o Google Chrome

Os nomes são parecidos, mas o app “WhatTheFont” e a extensão “WhatFont” não foram criados pela mesma pessoa/empresa.

Para facilitar ainda mais a vida de quem trabalha com web design o Google Chrome conta com a extensão “WhatFont” que ao ser instalada permite que o usuário ative a extensão com um clique (num ícone que fica canto superior direito da tela do Chrome) e utilize o mouse para identificar as fontes que estão em uso em um site.

Entretanto, essa extensão não irá identificar uma fonte que esteja dentro de uma imagem, ou seja, ela só será capaz de identificar as fontes usadas em textos presentes diretamente no corpo da página. Para identificar as fontes usadas em imagens basta usar o app “WhatTheFont” indicado anteriormente.