Seja monotarefa!

Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres avaliaram trabalhadores britânicos e descobriram que existe uma grande perda de QI quando eles estão desenvolvendo atividades multitarefa através de mídias eletrônicas, o que os levou a definir que ser multitarefa pode na verdade contribuir de forma negativa para seu desempenho. Então, seja monotarefa e aumente sua produtividade.

Seja Monotarefa

Dicas para ser monotarefa

Algumas dicas do livro “Make Your Brain Smarter: Increase Your Brain’s Creativity, Energy and Focus” (escrito por Sandra Bond Chapman Ph.D., com contribuição de Shelly Kirkland) podem ajudar a mudar o seu padrão de trabalho do multitarefa para o monotarefa e com ganhos, confira:

Dê algum tempo seu cérebro. Você será mais produtivo se afastar-se mentalmente de tarefas desafiadoras por três ou cinco minutos, diariamente e várias vezes. Aproveite o ar fresco, levante da cadeira ou apenas olhe pela janela. Uma pausa ajudará você a se inspirar para a próxima ideia. Ficar lutando contra impasses constantemente costuma reduzir a sua capacidade de criação.

Concentre-se profundamente, sem distração. Silencie o telefone, feche o email e tente executar apenas uma tarefa de cada vez. Acha que é impossível fugir? Comece com intervalos de 15 minutos e vá trabalhando do seu modo até conseguir longos períodos. Dar atenção total para uma tarefa irá aumentar a precisão, a inovação e a velocidade.

Faça uma lista de tarefas. Em seguida, identifique suas duas prioridades para o dia e certifique-se de que elas serão realizadas acima de tudo. Fazer as tarefas mais importantes primeiro fará com que você se sinta mais produtivo. Não se distraia com detalhes menores, mantenha o foco nas prioridades!

Desde criança eu ouvia do meu pai: “para de fazer várias coisas ao mesmo tempo e se concentra em uma coisa só”.

Pois é, e ainda dizem que os mais velhos não tem razão…

Link para o estudo citado no início deste artigohttp://articles.chicagotribune.com/2010-08-10/opinion/ct-oped-0811-multitask-20100810_1_iqs-study-information-overload

Deixe uma resposta