Redimensionar imagens é uma tarefa bem comum nos dias atuais, ainda mais na rotina de quem mantém um blog ou site. Muita gente recorre aos mais variados editores de imagem, desde o Adobe Photoshop até o Microsoft Paint – e nem todo mundo tem facilidade para lidar com estes softwares no primeiro contato. Recentemente a Microsoft lançou uma nova versão do PowerToys para o Windows 10 e uma das funções dessa versão é justamente um redimensionador de imagens bem fácil de usar – basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma imagem qualquer!

Os Power Toys foram relançados como um projeto open-source hospedado dentro do Github da Microsoft. A primeira versão deste conjunto de ferramentas para produtividade foi lançada para o, quase jurássico, Windows 95. Houve uma versão para o Windows XP e depois ela os PowerToys foram deixados de lado, mas renasceram para o Windows 10 com esta nova versão lançada em abril/2020.

De todas as ferramentas inclusas nela a mais prática é de longe o redimensionador de imagens. Confira o que ele pode fazer:

PowerToys Windows 10 Redimensionar imagens

Créditos da imagem: GitHub da Microsoft

É possível definir previamente os tamanhos que você mais usa através das “Opções Avançadas”, bem como definir a qualidade da imagem e o formato dos arquivos (.jpg, .png, .bmp…) após serem redimensionados. Além do padrão de nome que o programa irá atribuir para as imagens após o redimensionamento.

Redimensionar imagens com o Power Toys da Microsoft

Você pode redimensionar uma imagem única ou selecionar diversas imagens e aplicar a mudança em lote para todas elas. Durante os testes que eu fiz por aqui o programa apresentou alguns probleminhas – nem sempre ele redimensionava a imagem para o tamanho exato que eu tinha definido. Por exemplo: em alguns casos quando eu defini um tamanho de “1280 x 720px” ele redimensionou a imagem levando em conta apenas uma destas medidas, em geral o resultado foi “1080 x 720px”. Porém isso pode ser resolvido usando a opção “Personalizado” e selecionando “Preencher” (tela 1 acima). Desta maneira em todos os testes que eu fiz ele retornou um resultado perfeito.

Redimensionar imagens ficou muito mais prático agora!

Com a ajuda dos PowerToys você irá facilitar o seu trabalho para redimensionar imagens grandes demais para o uso em blogs ou sites – bem como em outras situações. E esse redimensionamento irá ajudar no tempo de carregamento do seu site, o que lhe ajuda a ter um melhor posicionamento no Google e permite uma melhor experiência de navegação para o seu visitante.

Abaixo você encontrará o link para a página do GitHub onde a Microsoft disponibiliza o download e a lista de alterações de cada uma das versões lançadas.

Para fazer o download basta acessar o link e clicar no pacote .msi relacionado com a versão que você deseja baixar – as versões mais recentes ficam sempre no alto da página.

Download PowerToys Microsoft

  • Atenção: Microsoft PowerToys tem como requerimento básico o Windows 10 1803 (build 17134) ou uma versão mais recente.
  • Link para download: https://github.com/microsoft/PowerToys/releases/