Existem diversos editores de fotografias no mercado, alguns voltados especificamente para panorâmicas, outros para star trail, fotos em preto e branco e outros gerais, como o Photoshop e o Lightroom. Dentre esses programas temos o Raw Therapee, um software gratuito e mais leve que o Lightroom que permite ao usuário fazer diversos ajustes nas imagens, desde um simples corte até ajustes mais específicos nas cores, exposição, balanço de brancos, sharp, etc. O Raw Therapee é muito funcional mas nem tanto intuitivo, sendo mais indicado para quem já tem alguma prática com editores de fotos. Ele aceita os formatos JPG, RAW e TIFF. As versões mais novas são feitas para arquitetura de 64 bits e o programa roda melhor nesta versão mesmo. Testei ele no meu desktop e no notebook (netbook na verdade), e ele rodou sem maiores problemas em ambos os computadores – claro que no netbook ele engasgou um pouco para editar fotos em RAW, mas ainda assim rodou um pouco melhor que o Lightroom que eu tenho instalado lá (versão 2.7).

Editor de fotos Raw Therapee

Alguns filtros automáticos podem ser adicionados através do combo box “Processing Profiles” localizado no menu da direita no alto. Diversas outras opções de ajustes são controladas nos itens desta coluna lateral. A possibilidade de fechar os painéis laterais ajuda bastante na edição de imagens em telas menores como as dos notebooks. Na imagem abaixo eu reduzi um pouco o tamanho dos painéis laterais para melhorar a área de edição, mas eles poderiam ser fechados por completo também.

Editor de fotografias gratuito

Versão 64 bits rodando no meu netbook – Asus Eee 1215B – 4 GB de RAM

Em resumo, o Raw Therapee é um programa interessante para quem deseja um editor funcional, gratuito e com boas opções para os ajustes mais comuns.

LINK: RAW THERAPEE – Editor de fotos gratuito
Sistema Operacional: Funciona em Windows XP ou mais recente ou MAC OS, tanto nas versões 32 quanto 64 bits. As novas atualizações estão saindo somente em 64 bits, aparentemente.