Gravar a tela do computador e criar um vídeo para apresentar algum trabalho, fazer um curso online ou mesmo uma vídeo aula é uma tarefa que faz parte da rotina de muita gente, e com o home office isso passou a ser mais comum para algumas pessoas. Por aqui eu gravo vídeo aulas para ensinar meus clientes a administrar sistemas de CMS e outras aplicações. Faço isso usando um programa gratuito e muito eficiente, o FlashBack Recorder Express (disponível somente para Windows).

Conheça esse programa gratuito para gravar a tela do computador

O FlashBack Recorder Express também possui uma versão paga, que traz algumas vantagens para quem precisa gravar a tela e editar o vídeo adicionando textos, fotos, sons extras, efeitos, etc. Bem como um leque maior de formatos para exportar o vídeo finalizado. Entretanto, se você está buscando um software gratuito para gravar a tela do computador, o microfone, os sons do computador e até a webcam – o FlashBack Recorder gratuito irá lhe atender perfeitamente.

Tela inicial do FlashBack Recorder Express

Tela inicial do FlashBack Recorder Express

Principais características do FlashBack Recorder Express

Não tem limite de tempo para gravação e nem marcas d’água;
Grava a tela inteira, uma janela específica ou uma região da tela;
– Grava o áudio do microfone, os sons do computador e a webcam;
– Permite mostrar a imagem da webcam durante a gravação da tela do computador (tipo Picture in Picture), o que pode ser ótimo se você quiser gravar uma vídeo aula ou um curso;
– Exibe um círculo amarelo ao redor do cursor do mouse, isso ajuda o espectador do vídeo a acompanhar melhor o movimento do mouse no vídeo gravado;
– Permite ocultar os ícones da área de trabalho ao mostrar essa tela durante uma gravação;
– Tem opções para configurar a qualidade do áudio e do vídeo – inclusive a imagem da webcam;
– Permite que exportar o vídeo gravado em 3 formatos diferentes: MP4, AVI ou WMV.

As funcionalidades dele são incríveis para um programa gratuito que não tem limitações de tempo de gravação ou marcas d’água. Como eu disse antes, as vantagens da versão paga estão apenas no editor que acompanha o programa. A versão paga é interessante para quem precisa fazer uma pós-edição básica e adicionar sons, efeitos, imagens ou exportar em outros formatos.

Programa para gravar tela e microfone do computador

Contagem regressiva antes de começar a gravação da tela do computador

Aqui eu uso 2 editores de vídeo diferentes (ambos gratuitos e excelentes, um dia eu falerei sobre eles). Portanto, a versão gratuita do editor do FlashBack Recorder é mais do que funcional pro meu uso. Eu só preciso exportar o vídeo em MP4 para importar ele em algum dos editores de vídeo que eu já estou acostumado a usar.

Após finalizar a gravação da tela do computador o programa salva um arquivo .fbr. Esse arquivo pode ser aberto pelo FlashBack Express Player, um pequeno editor que acompanha a versão gratuita do programa. É neste editor que você vai exportar a gravação para o formato final (MP4, AVI ou WMV). Além disso, você pode exportar algum frame do vídeo em formato de imagem (através do menu file > screenshot) ou através do ícone da “câmera” que aparece na imagem abaixo.

Na imagem acima também é possível notar um botão para enviar seu vídeo para YouTube, outra funcionalidade interessante desse pequeno programinha.

Eu uso esse programa há cerca de 2 anos mais ou menos, e neste período ele nunca me deixou na mão. Sempre funcionou perfeitamente.

Eu também já usei a gravação da XBox Game Bar do Windows 10 para gravar a minha tela, e essa é uma ótima opção se você estiver usando o Windows 10 e não quiser instalar um software a mais, mas já tive uns problemas com ela. Por isso eu sempre tenho o FlashBack Recorder Express instalado aqui.

PS.: Se você estiver no Windows 10 e quiser experimentar a XBox Game Bar basta pressionar as teclas “Windows + G” para abrir o programa.