Fazer print screen é uma tarefa diária dependendo do seu trabalho, ao menos pra mim aqui é uma ação corriqueira. Porém, apertar a tecla de print, abrir um editor de imagens e fazer os cortes é chato. Buscando uma solução para otimizar isso eu acabei achando uma extensão para o Google Chrome e o Mozilla Firefox que facilita de maneira incrível o processo de fazer uma cópia da tela, trata-se da “Lightshot”.

Para instalar a extensão basta visitar o diretório de extensões do Chrome ou do Firefox, de acordo com o navegador que você usa.

Após a instalação você verá um ícone na direita, no alto, na janela do seu navegador, uma pena lilás – como mostra a imagem abaixo.

Lightshot

Detalhe mostrando o ícone da Lightshot após a extensão ser instalada

Ao clicar nele a tela apresentará uma camada escura e a mensagem “Selecionar a área”. Quando isso acontecer basta clicar e segurar o botão direito do mouse e arrastar sobre a área que você deseja que apareça no print screen. Ao soltar o botão do mouse você terá uma outra tela com diversas opções, dentre elas o ícone de um disquete que permite salvar facilmente o seu print!

Lightshot print screen

Detalhe da extensão em uso, logo após clicar no ícone dela.

Lightshot

Tela mostrando a área selecionada. Somente o que estiver nesta área será salvo em um arquivo PNG.

Além disso, através das barras de comandos (veja imagem acima) você consegue realizar diversas tarefas secundárias úteis, como: adicionar setas ou marcadores, textos, compartilhar o print screen nas redes sociais, imprimir, copiar ou simplesmente salvar a imagem em um arquivo, como eu disse antes.

Se você costuma fazer prints da tela do seu navegador e não quer ter o trabalho de abrir a imagem em um editor para cortar alguma parte esta extensão será uma mão na roda no seu dia a dia!