Pngyu – reduzir o tamanho de arquivos PNG

O Pngyu é um programa gratuito para reduzir o tamanho de imagens em formato PNG. O software é leve e tem versões para Mac e Windows.

Utilizo ele para reduzir arquivos de imagem usados em sites e também em postagens no Facebook. Muitos nunca notaram, mas quando uma imagem maior do que 1Mb é postada na timeline de uma fanpage Facebook o algoritmo de compressão da rede social prejudica bastante a qualidade dela. Você pode contar com o Pngyu para solucionar este tipo de problema, por exemplo.

O programa é bem fácil de usar e permite uma redução significativa no tamanho do arquivo. Ele utiliza o sistema de compressão de um outro utilitário, chamado “pngquant” e, assim como este, ele também permite que os arquivos mantenham o fundo transparente mesmo após a compressão.

A interface do Pngyu

Apesar de estar em inglês a interface do Pngyu não é nada complicada. Basta clicar no botão “+” para escolher um ou vários arquivos, clicar em “Custom” para aumentar a qualidade padrão sugerida pelo programa e clicar em “Compress Start” para iniciar a compressão. Se você preferir, ao invés de usar o botão “+”, pode adicionar os arquivos apenas arrastando eles para dentro da janela do Pngyu.

Pngyu compactador de png
Janela inicial do Pngyu. No botão “Custom” você pode ajustar a qualidade final da compressão.
comprimir png
Tela do Pngyu após clicarmos no botão “Custom”. Note o ajuste para qualidade e o botão de pré-visualização (no alto). Mais abaixo é possível ver o “+” onde você clicará para adicionar os arquivos e o botão que inicia a compressão.

DICA – Para habilitar o botão “Preview” basta adicionar um arquivo ao Pngyu, clicar sobre este arquivo na lista de arquivos e então clicar no “Preview”. Após isso o programa abrirá uma janela e no rodapé dela você verá uma prévia do tamanho final que o arquivo ficará após a compressão, bem como uma prévia da imagem comprimida.

A primeira imagem deste texto foi comprimida usando o programa e o resultado pode ser visto acima. Inicialmente o arquivo tinha cerca de 21kb de tamanho e após a compressão ele passou para pouco mais de 9kb. Uma redução de 55%! Os resultados com arquivos maiores também são excelentes, arquivos com mais de 1Mb pode ser comprimidos sem perda de qualidade visível para cerca de 300 ou 400kb.

Durante os testes eu resolvi comprimir uma fotografia. Um arquivo de 11Mb foi reduzido para cerca de 4Mb, porém, mesmo ajustando a qualidade para a melhor possível, houve alguma perda na imagem. Observe:

PNGYU
Com fotos o Pngyu não é tão eficiente. Ele reduziu bastante o tamanho do arquivo, mas gerou falhas na qualidade da imagem, como mostra a área em destaque.

Conclusão e link para download do PNGyu

Se você precisa reduzir o tamanho dos seus arquivos em png e se eles não são fotografias o uso do Pngyu é uma ótima ideia! Para quem trabalha com mídias sociais e criação de sites ele pode se tornar uma ferramenta valiosa no fluxo de trabalho.

O programa está hospedado no GitHub, baixe aqui o Pngyu. Vale dar uma olhada na página do Pngquant também. Lá você encontrará outros softwares que usam esse sistema de compressão para PNG e que são uma alternativa ao Pngyu.

Deixe uma resposta