“Trabalhar por hora” é uma coisa comum nos meus projetos, principalmente com os clientes que possuem várias demandas pequenas ou que não querem pagar por um pacote fechado. Em situações assim a melhor saída é cobrar por hora de trabalho. Mas controlar o trabalho por hora nem sempre é uma tarefa simples para todo mundo, principalmente para quem não está acostumado com esse formato. E no início também não foi simples pra mim.

Mas eu achei uma solução que me atende muito bem. Um pequeno programa gratuito que funciona como um contador de tempo com alarme. Uso ele em conjunto com uma planilha de Excel onde eu lanço os minutos gastos em cada tarefa e a tabela automaticamente calcula o valor daquele trabalho.

O Free Countdown Timer é um programinha gratuito para Windows que funciona de três maneiras:

– contando o tempo livremente, como um cronômetro (basta iniciar e ele vai contando as horas e minutos);
– como um timer (você pode ajustar o período e ele conta regressivamente);
– contando o tempo que falta até uma determinada data (função legal, mas não é o foco neste texto);

Você pode ter mais de um tipo de contador configurado no Free Countdown Timer, o que é interessante caso você goste de definir o tempo exato para um determinado tipo de tarefa. Por aqui eu tenho 5 contadores diferentes (veja a imagem a seguir):

– um contador livre (cronômetro);
– um timer regressivo de 30 minutos;
– um timer regressivo de 1 hora;
– um timer regressivo de 1 hora e 30 minutos;
– um timer regressivo de 2 horas.

Programa para controlar tempo - Free Countdown Timer

Observando a imagem acima é possível ver um timer pré-configurado que conta os dias e horas que faltam até o Ano Novo (veio como padrão no programa). Eu poderia ajustar o timer para contar até o início das minhas férias, até a data de uma viagem ou aniversário de alguém…

Alarme e Contador Sempre Visível

Essas são outras funções super úteis deste pequeno programa gratuito. É possível definir um alarme diferente para cada contador. Quando a contagem termina o programa exibe uma mensagem na tela e aciona o alarme sonoro. Perfeito para controlar o meu trabalho em intervalos de 1 hora.

Ao minimizar o programa ele mostra um contador sempre visível (imagem abaixo), com um botão de pausa e um botão para reiniciar a contagem. Mas o Free Countdown Timer só exibe essa janela se a opção “Janela Flutuante para temporizador” estiver marcada nas configurações de cada um dos contadores. E isso gera um probleminha…

Contador de tempo sempre visível - windows

Ao marcar a opção “janela flutuante” em todos os contadores ele empilha várias janelinhas azuis como esta acima, uma para cada contador, ainda que somente um dos contadores esteja rodando. O que não fica agradável visualmente e ainda ocupa um espaço considerável na tela, principalmente se for um notebook.

Eu marco essa opção de janela flutuante somente no meu contador de 1 hora, o mais usado por aqui. Mas isso não é necessariamente um problema, já que o programa pode trabalhar em segundo plano, rodando junto com os ícones na bandeja do sistema (ali do lado do relógio do Windows) sem nenhuma janelinha mostrando a contagem na tela.

Mova seus contadores de um computador para o outro facilmente

Eu trabalho em mais de um computador, então tenho o Free Countdown Timer instalado nos dois. O programa permite salvar e importar as configurações entre instalações diferentes, o que é super prático quando você tem mais de um contador configurado e quer mover tudo para um segundo computador.

Não tinha nenhum app similar pro smartphone?

Sim, existem vários apps e o próprio alarme do smartphone pode ser usado para isso! Mas eu costumo trabalhar com o meu telefone no silencioso e eventualmente até desligado. Isso evita distrações e alertas das redes sociais e interrupções com mensagens e chamadas nos apps de comunicação. No meu cenário o ideal é ter alguma ferramenta independente do smartphone e por isso essa combinação de programa + tabela de Excel funciona muito bem aqui para controlar o trabalho por horas.

Segunda parte – A planilha de Excel para calcular seu trabalho por horas

Agora que você já entendeu como eu controlo o tempo vamos ver como eu guardo as informações do tempo usado em cada tarefa e como meu cliente acompanha o custo dele.

A melhor forma pra mim é usando uma planilha compartilhada com o cliente através de algum serviço web, assim ele pode acompanhar o que eu fiz em cada data e quanto aquele trabalho está custando no orçamento dele. Eu começo uma tarefa e inicio o contador de tempo do Free Countdown Timer. Após 1 hora de trabalho o programa me dá um alerta, aí eu posso decidir se vou continuar ou se registro aquela hora trabalhada na planilha e inicio outra coisa da minha agenda.

Para facilitar o cálculo dos períodos de tempo quebrados eu converto o valor da hora para o valor do minuto, assim eu posso contabilizar de forma justa os pequenos períodos de tempo que foram gastos com tarefas mais rápidas.

Tabela para controle de Trabalho por Hora

Tabela para controle de Trabalho por Hora

A planilha é super simples, como você pode ver na imagem acima. Basta inserir o valor da sua hora de trabalho, preencher o nome do cliente, o nome do projeto, inserir os minutos trabalhados, a data e alguma anotação sobre o que foi feito naquele tempo. A planilha irá multiplicar o valor do seu minuto de trabalho pelos minutos trabalhados em cada tarefa, e o somatório resultará no valor total que será cobrado do seu cliente.

A forma como eu criei essa planilha me atende para controlar o meu trabalho por horas, mas pode ser que você precise de algo com um layout diferente, com mais espaço para anotações ou algo assim. Use ela como base e monte a sua própria versão.