Essa é uma dica que vale tanto para quem trabalha em um home office quanto para quem trabalha em uma empresa. Seguir algumas regras de organização do seu espaço de trabalho irá permitir que você tenha um fluxo melhor de produção, evitando as distrações e a bagunça.

1. Mantenha tudo que você precisa por perto!

Se necessário compre pequenos potes para organizar seus lápis, canetas, régua, tesoura e etc. O mesmo vale para clips de papel, blocos de notas, post-its e outros acessórios que você pode precisar ao longo do seu dia. Aqui eu mantenho potes com todos os materiais que eu preciso ao meu alcance, além disso tenho um pote extra onde deixo o pendrive, pilhas recarregáveis, leitores de cartão de memória e outras miudezas que eu preciso eventualmente.

Manter tudo por perto não significa deixar a sua mesa entulhada de coisas! Simplifique seu espaço de trabalho. Algumas pessoas tem a tendência de juntar tudo e mais um pouco na mesa, muitas vezes são itens que elas raramente usam, mas ainda assim insistem em deixar por lá. A otimização vai acontecendo ao longo do tempo, quando você começar a notar o que realmente precisa por perto.

Organização escritório

Potes que organizam os itens que eu uso com frequência

2. Elimine o acúmulo de papel!

Principalmente em cima da sua mesa. Manter pilhas de papel sobre a mesa só ajuda a ocupar espaço e facilita que você venha a perder algum documento importante no meio de muito papel inútil. Transfira tudo que você não precisa para outros locais, como: gavetas, armários ou arquivos. Se for possível, elimine a maior quantidade de papel do seu espaço de trabalho. Atualmente podemos contar com aplicativos que facilitam as anotações, sincronizam tudo com o celular, aplicações cloud, etc. Otimize isso também!

3. Revistas, catálogos e manuais

Use revisteiros para organizar este tipo de material em alguma estante próxima do seu espaço de trabalho. Eu tenho muitos livros de consulta e catálogos que costumo usar no meu dia de trabalho. Esses itens ficam acomodados em revisteiros, separados por tipo e uso. Da mesma forma que os objetos sobre a sua mesa devem ser otimizados de tempos em tempos, os seus catálogos e outras publicações também devem passar por esta revisão eventual.

Eu atualmente uso três revisteiros da Dello, que são baratos e me atendem bem. Dois deles ficam mais próximos e com materiais de consulta frequente, já o terceiro fica isolado e com um material que tem pouco uso. Ao fazer isso eu começo a notar o que realmente preciso e o que não uso mais, e isso funciona como um passo a mais na hora de fazer aquela limpeza no home office para eliminar a papelada velha.

Revisteiro Dello

Revisteiros que ficam com os catálogos e outros itens de consulta.

4. Gavetas, arquivos de pastas suspensas e armários

Deixe as gavetas e armários para os itens que você não usa constantemente. O mesmo vale para um arquivo de pastas suspensas, eles são ótimos para organizar os seus documentos de trabalho, da casa e também os pessoais. A mesma regra de organização que vale para a sua mesa também se aplica para estes outros espaços. Por exemplo: coloque os objetos mais usados na parte da frente das gavetas ou dos armários, assim você terá acesso rápido a eles. Deixe tudo que você usa menos no fundo das gavetas ou armários, e de tempos em tempos aproveite para revisar essas coisas e eliminar tudo que você não precisa mais por perto no seu espaço de trabalho!

5. Organizadores plásticos

Sabe aquelas caixas plásticas organizadoras, que costumamos usar para guardar os parafusos, itens de pesca, costura, etc? Elas podem ser muito úteis dependendo do tipo de material que você precisa organizar. O mesmo acontece com aqueles pequenos gaveteiros de plástico que podem ser usados sobre a mesa. Nem todo mundo vai gostar do visual deles, mas essas gavetinhas e caixas são práticas na hora de organizar tudo sem gastar muito dinheiro. Os gaveteiros pequenos podem ser usados para guardar pequenos objetos e até mesmo substituir um ou mais potes na sua mesa. Eles funcionam bem para papéis, pilhas, pendrives, cabos pequenos, tesouras maiores, etc.

Organização

Existem modelos para todos os bolsos e gostos, com os mais variados tamanhos.

6. Mude o seu espaço de trabalho totalmente!

Em algumas situações não temos como evitar, simplesmente o espaço de trabalho não é funcional para ajudar na organização. Em um caso assim a melhor solução é reorganizar o ambiente. Adicione estantes e outros móveis de suporte, modifique a disposição dos itens pelo espaço, troque sua mesa ou o que mais for necessário para facilitar a organização. Mas lembre-se: não faça trocas drásticas sem algum planejamento antes. Não saia correndo para a loja de móveis e gaste dinheiro sem saber se tudo que você precisa realmente será solucionado comprando aquele mobiliário novo. Pense bem, planeje, meça o espaço antes, desenhe alguns modelos e visualize bem a melhor solução para o seu espaço de trabalho.

Espaço de Trabalho

E tem gente que diz que só sabe trabalhar se for assim!