JRuler – medindo itens na tela

Hoje em dia com as extensões dos navegadores é bem mais simples medir o tamanho de alguma coisa em uma tela do seu browser, basta você adicionar a Web Developer no seu Firefox ou Chrome e usar a opção “Display Ruler”, na aba “Miscellaenous”. A extensão vai funcionar bem dentro do seu navegador, mas com asextensões você fica preso dentro do navegador… Só que existe uma outra opção bem interessante e que funciona incluive fora do browser. Eu estou falando de um software gratuito e que dispensa instalação. Basta baixa-lo, executar o programa e pronto! Você tem uma régua precisa, com a opção de orientação horizontal ou vertical e mudança de unidades.

Régua para medir pixels
Régua do JRuler medindo um banner de um dos meus sites pessoais.

JRuler, um programinha rulez mesmo!

Essa régua é uma mão na roda, ou no design, para quem precisa medir facilmente pixels ou mesmo centímetros e polegadas na tela. Ao clicar nela com o botão direito você tem a opção de um menu que lhe permite alterar a orientação da régua (vertical ou horizontal) e também a unidade de medida usada.

Outra vantagem do JRuler é permitir que você execute mais de uma instância do programa ao mesmo tempo, facilitando seu trabalho para medir uma imagem na altura e largura ao mesmo tempo, ou medir mais de um item.

Régua na tela
Mais de uma instância sendo executada ao mesmo tempo.

Ao baixar o programa ele vem compactado, basta descompactar e dentro da pasta você encontrará um HTML com as instruções básicas do programa, o JRuler em si e também um outro arquivo zipado com o nome de “jrulerpro”. Aí nesta pasta está uma versão mais avançada do JRuler – que lhe permite inclusive medir linhas em diagonal, por exemplo. É o JRuler Pro.

JRuler Pro
Comparativo entre o JRuler Gratuito (em cima) e o JRuler Pro (embaixo)

O programa é bem “old school”, tanto que no site do desenvolvedor você vai ver que ele funciona no Windows desde a versão 95 até o XP! Rsrsrsr! Ainda assim eu testei o software no Windows 10 e ele funcionou sem problemas.

Curtiu? Então baixe aqui o JRuler!

Deixe uma resposta