O Unlocker é uma solução gratuita para quem usa Windows e precisa deletar algum arquivo ou pasta que por um motivo qualquer não pode ser deletado normalmente, como acontece com os “arquivos fantasmas” (ghost files) ou nos casos de infecção por vírus ou malwares.

O problema e a solução

Recentemente aconteceu comigo uma situação que eu não via há bastante tempo. Encontrei alguns “arquivos fantasmas”, ou “ghost files” em um computador que eu estava usando. No meu caso eram pastas que não podiam ser deletadas, renomeadas ou mesmo acessadas – seja pelo sistema ou via prompt de comando. Não eram vírus, malwares ou algo assim, mas uma falha do Windows 10. Eu não via isso acontecer desde o Windows XP… A solução que eu usei foi bem simples, e ela não mudou desde a época do XP.

Unlocker

Unlocker no menu de contexo do Windows 10

Quando eu trabalhava na área de suporte era normal atender casos de PCs infectados com vírus ou malwares onde pastas e arquivos não podiam ser deletadas normalmente. E desde aquela época eu usava o Unlocker para remover esses arquivos.

O Unlocker é um pequeno programa gratuito que roda em qualquer versão atual do Windows, do XP até o Windows 10 64 bits. Ele permite ao usuário deletar arquivos que por algum motivo não podem ser deletados normalmente. Basta baixar, instalar o programa e clicar com o botão direito sobre o item a ser removido. Na janela que aparecerá você terá as opções para remover, renomear ou mover o arquivo/basta. Simples assim. Mas, é claro, cuidado com o que você vai deletar!

Unlocker 1.9.2

Escolha a opção “Apagar” e clique no OK.

Baixar o Unlocker

O Unlocker está disponível em vários locais pela internet, porém atenção, existem outros programas chamados “unlocker” que não são este que foi mostrado aqui. Você pode baixar o programa no Major Geeks.