Eu costumo assistir muitas aulas virtuais em sites, bem como outra coisa qualquer que eu queira assistir durante o dia de trabalho, como um vídeo do YouTube, por exemplo.

Um dos maiores problemas para quem está assistindo um streaming através do navegador é a possibilidade de manter essa janela “sempre visível”, ou como é mais comum “always on top”, no termo em inglês. Manter a janela sempre no topo significa que você poderá manter o seu vídeo sempre visível mesmo que abra algum outro programa para trabalhar ou clique em algum programa para tomar as suas notas. Para resolver este problema e me permitir que eu escreva as minhas anotações enquanto assistia uma aula resolvi procurar uma extensão do Google Chrome que resolvesse isso. Acabei achando a Always On Top

Always On Top Chrome

Janela do Chrome aberta no canto da tela mesmo comigo editando uma foto no Lightroom

Esta extensão tem ótimas funcionalidades, ela lhe permite minimizar a janela que está fixa, mover a janela para locais diferentes da tela, ter mais de uma janela fixa e reduzir o tamanho da janela para que ela não ocupe muito espaço no seu monitor. Tudo que você pode precisar para assistir algum vídeo e fazer outras tarefas simultaneamente sem perder a visibilidade do vídeo.

A extensão não é complicada de instalar, basta visitar o link que eu deixei no segundo parágrafo deste texto e clicar no botão “Usar no Chrome”. Entretanto, ela não irá funcionar se você não fizer um pequeno ajuste no navegador e também não souber como indicar a URL que irá aparecer na janela fixa, e é isso que eu vou explicar agora:

1. Instale a extensão no seu Google Chrome: Always On Top

2. No seu navegador digite na barra de endereços: “chrome://flags/” (sem as aspas)

3. Procure na listagem que aparece o item: “Ativar Painéis” e clique no “ativar” (NÃO mude mais nada nesta tela além disso). Feito isso reinicie o seu navegador.

4. Quando o seu navegador reabrir você notará o “AOT”, na direita no alto, clique nele e você verá esta tela abaixo.

Always On Top navegador

Janela da Always On Top onde você irá colar o link que aparecerá na janela fixa e clicar em “EXT” depois.

Nesta janela que aparece na imagem acima você irá colar o link na linha 1 e depois clicar no botão EXT, ao lado. Pronto feito isso a janela sempre visível irá aparecer na sua tela e você poderá redimensiona-la e trabalhar com o que quiser sem perder de vista um vídeo que você esteja assistindo.

PS.: Outra possibilidade para agilizar o processo é clicar com o botão direito na página a ser fixada e escolher a opção “Always on Top > Panel Window”, ainda mais rápido e prático!

Simples, fácil e muito útil!