AddQuicktag – Plugin WordPress

Muitos sites e blogs possuem uma necessidade comum durante a edição dos artigos: inserir blocos de texto customizados para um determinado tipo de postagem. Por exemplo, inserir a ficha técnica de um filme ou a avaliação de um review. Muita gente faz isso manualmente através do bom e velho copiar-colar, seja de um outro artigo qualquer ou mesmo de um arquivo de texto que tem aquele modelo de conteúdo salvo.

Seria muito mais prático se você pudesse inserir este conteúdo através de um simples clique. Imagine ter um botão na sua barra do editor do WordPress onde estivesse escrito “RESENHA DE FILMES” e ao clicar neste botão seria inserido um conteúdo pré-formatado com os itens da ficha do filme, tais como: Título, Diretor, Atores principais… As possibilidades de uso são infinitas e facilitam muito a vida do autor. Isso é possível de ser feito com um plugin conhecido como “AddQuicktag“.

A configuração é bem simples, basta baixar o plugin AddQuicktag do repositório do WP e instala-lo normalmente no seu site, feito isso ative o plugin. Para configurar os blocos de texto basta ir na barra de menu lateral do WordPress em Configurações > AddQuicktag. Lá você pode lançar o rótulo do botão que está criando e os códigos ou blocos de texto pré-definidos, como mostra a imagem abaixo:

Plugin WordPress AddQuicktag
Tela onde você configura os blocos de texto ou código que deseja transformar em botão

Note na imagem acima que após nomear o botão e inserir o texto/código desejado no campo de “Start| End Tags” você pode também definir a ordem do botão na barra do editor (isso é opcional) e DEVE OBRIGATORIAMENTE marcar os quadrados de seleção para opções onde você deseja que o botão apareça, isto é: Editor Visual, Artigos, Páginas, etc – marque as opções que são úteis para o seu uso. Abaixo destas opções – ainda nesta tela – você verá botões padrão do WordPress que podem ser removidos da barra do editor, basta marcar o que você não deseja que apareça na barra de edição, como o botão “more”, por exemplo. Assim o AddQuickTag removerá do seu editor os botões padrão do WP que você julga desnecessários.

Feito tudo isso role a página para baixo e salve as alterações.

Agora escreva um novo post e note que os botões criados aparecem no modo de edição HTML, basta você clicar sobre o botão desejado e ele coloca no seu artigo o texto/código que você atribuiu nas configurações do plugin. Simples e prático demais!

Add Quick Tag
Tela mostrando os botões criados através do AddQuickTag

Caso você use o editor visual do WP ao invés do editor de HTML os itens criados no plugin estarão disponíveis na caixa de seleção que você vê na imagem abaixo:

Addquicktag
No editor visual os itens criados ficam disponíveis em uma caixa de seleção

Resumindo, se você precisa padronizar blocos de texto ou código que são inseridos dentro de alguns tipos de artigos do seu blog este é o plugin ideal! Ele facilita muito a vida de quem tem mais de uma pessoa escrevendo no site e quer evitar que cada pessoa faça trechos específicos dos artigos (fichas técnicas, resenhas, avaliações, blocos com links, etc…) fora de um determinado padrão.

Baixe o plugin AddQuicktag

Baixe o AddQuicktag no repositório oficial de plugins do WordPress.

Deixe uma resposta